Como abrir uma adega? 5 dicas para começar bem

Você quer abrir uma adega mas não tem ideia de como começar? Escrevemos este artigo com dicas valiosas para você alcançar o sucesso.

Adegas são estabelecimentos cuja principal atividade é a venda de bebidas, mas podem ser comercializados outros produtos também, como itens de tabacaria.

Principalmente na periferia, houve um aumento na abertura desse tipo de comércio, com muitos inclusive ficando abertos durante a madrugada.

Confira as dicas que selecionamos de como abrir uma adega.

Monte o planejamento para abrir sua adega

Para abrir uma adega, ou qualquer outro negócio, o primeiro passo é pensar no plano de negócios.

Tendo o seu plano de negócios, terá uma visão geral de tudo o que vai precisar para gerenciar a sua empresa.

Crie também um roteiro que mostre todas as etapas pelas quais a sua adega precisa passar até alcançar o lucro esperado, para não correr o risco de fechar o negócio prematuramente.

Sem estudo ou estratégia nenhum negócio terá crescimento consistente, e é isso que você terá com o seu plano de negócios.

Não erre na escolha da localização

Qual é o público-alvo da sua adega? Quem são as pessoas que você espera que entrem no seu estabelecimento e comprem seus produtos? 

Com a resposta para essa pergunta em mente, você pode definir melhor qual o melhor local para montar a sua adega. Afinal, este local deve ser de fácil acesso para o seu público, de preferência contando com área para estacionar nas proximidades.

Além disso, não deixe de registrar a sua adega no Google Meu Negócio com o maior número de informações possível. Quando as pessoas pesquisam por estabelecimentos próximos no Google, as empresas e informações mostradas são justamente as do Google Meu Negócio.

Tenha um espaço bem organizado

Tendo escolhido a localização, agora é preciso escolher o espaço onde ficará alocada a sua adega. Uma área entre 50 e 100 m² já vai te servir bem.

O ideal é dividir o espaço entre área para vendas, para exposição dos produtos e depósito.

O depósito será de acesso apenas aos funcionários e servirá de estoque para a reposição dos produtos no ponto de venda.

Se possível, separe uma área onde os clientes possam consumir os produtos, como bebidas e narguilés. Isso pode gerar um aumento nas suas vendas.

Pesquise bem os fornecedores

Uma das escolhas mais importantes que você fará para a sua adega será os fornecedores que irão te atender. Uma boa relação é essencial para o sucesso do seu negócio.

Um fornecedor deve ser como um parceiro, por isso é necessário que você pesquise bastante e busque por boas referências.

Com produtos de qualidade sendo oferecidos a um preço justo, sua adega pode se destacar e obter mais lucros.

Decore bem o ambiente

O visual vende, então invista numa boa decoração para a sua adega, utilizando elementos que possam atrair a atenção do seu público-alvo.

Um ambiente instagramável, ou seja, bonito para tirar fotos, pode gerar para o seu estabelecimento marketing gratuito, através das fotos postadas pelos clientes nas redes sociais.

Abuse da criatividade e capricho.

Que tal abrir uma adega online?

Nesse mundo cada vez mais digital, muitas vezes um estabelecimento físico não se faz necessário para fazer as suas vendas.

Talvez tudo o que você precise seja de um site na internet onde estejam sendo mostrados os seus produtos para quem tiver interesse, e uma estrutura de entrega para esses produtos chegarem aos clientes.

O investimento será bem menor com chances de ter lucro mais cedo, se forem seguidas as estratégias corretas.

Para abrir uma adega online ou colocar sua adega no digital, conheça as soluções que a Sua Adega Online oferece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?