Controle de estoque de adega: evite estes 6 erros

Para qualquer varejo o correto controle de estoque é essencial para que haja saúde financeira e por consequência, lucro. Na sua adega isso não seria diferente.

Muitas vezes, boa parte do capital da empresa vai estar alocada no estoque, então é importante que você gerencie bem para garantir que não haja capital desnecessariamente “preso” em forma de mercadorias.

A reposição do estoque também costuma ter um peso muito grande dentro do capital de giro de qualquer negócio, então é importante que não haja erros em sua gestão.

Sabendo o quanto é importante o controle de estoque na sua adega, vamos listar aqui 6 erros que você não pode cometer se quiser estar à frente dos seus concorrentes.

Não atualizar as informações

Parece o básico, e realmente é, mas muitos empresários deixam a desejar nesse ponto. Mais do que saber quanto de determinado produto foi comprado ou vendido, mas informações como a quantidade de devoluções, perda de produto (por vencimento, quebra, etc) ou produtos com defeito também devem entrar na conta, já que também influenciam na na quantidade de produtos disponíveis para os clientes.

Comprar estoque demais

Aqui você pode pensar que talvez comprar uma quantidade maior seja vantagem, já que vai garantir mais tempo sem voltar ao fornecedor, mas você deve lembrar que a reposição de estoque consome o seu capital de giro, que é o dinheiro que você tem disponível para os gastos mais urgentes do seu negócio.

Deixar tanto dinheiro assim “preso” em formato de estoque, pode ocasionar a falta de dinheiro para outras necessidades mais urgentes que surjam.

Segurar produtos que não vendem

Não adianta deixar um produto que não foi vendido ocupando espaço no seu estoque. Espaço que pode ser ocupado por produtos lucrativos. A tendência é que esses produtos depreciem cada vez mais.

Em caso de produtos encalhados, a melhor opção é livrar-se deles assim que possível, através de estratégias de promoção ou vantagens aos clientes que adquirirem o produto

Não saber quais são os produtos mais vendidos

A grande maioria das lojas possuem seus campeões de vendas: aqueles produtos que mal param no estoque, vendem bastante. Muitas vezes são responsáveis por boa parte do lucro. 

Então é importante que você saiba quais são esses produtos e cuide para que o estoque deles nunca acabe. Ficar sem o seu “carro-chefe” pode ser um golpe muito grande no seu faturamento.

Se o cliente não encontrar o produto que quer na sua adega, além da insatisfação, certamente vai buscar no concorrente.

Não ficar atento nas datas comemorativas

Historicamente sabemos que há datas em que o público compra mais, e com bebidas isso não é diferente.

Datas em que as pessoas reúnem amigos e família, como Natal, Réveillon e Carnaval precisam estar no seu radar para que reforce o seu estoque. Certamente haverão mais vendas nessas datas.

Deixar de ter um sistema de controle de estoque

Ainda hoje muitos negócios fazem o controle de estoque de forma manual, em cadernos. Ou utilizam planilhas sem o mínimo de controle contra erros, onde toda informação precisa ser atualizada manualmente.

Isso apresenta um sério problema para manter as informações atualizadas, podendo ocasionar em falta de estoque, falta de capital de giro, perda de produtos por vencimento ou até extravio sem ser notado.

Por esses e outros motivos, é importante ter um sistema de controle de estoque que esteja conectado ao seu ponto de vendas para que todas as transações sejam automaticamente atualizadas no estoque.

Na Sua Adega Online nós temos a solução ideal para te ajudar na gestão da sua adega e nas suas vendas. Conte com a gente para ter ainda mais sucesso na sua adega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?